Alegrai-vos, ó Virgem Mãe de Cristo: com a Anunciação de Gabriel, concebestes o Verbo Eterno.
A Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora é uma antiga devoção franciscana. A espirpitualidade de São Francisco canta os louvores a Deus por tudo de bom que o Senhor nos faz. Na coroa franciscana, celebramos as grandes alegrias da virgem Maria. São Sete alegrias e rezamos um Pai Nosso, dez Avea -Marias e um Glória ao Pai para cada alegria de Nossa Senhora. Existe uma tradição segundo a qual Nossa Senhora, antes de sua Assunção ao Céu, teria vivido 72 anos nesta terra. Por isso, na Coroa Franciscana rezam-se duas ave-marias antes das sete dezenas, completando assim, uma ave-maria para cada ano de vida de Nossa Senhora. Medite as sete alegrias de Nossa Senhora, rezando a Coroa Franciscana.
OFERECIMENTO: Ó piedosíssima Virgem Maria, purificai nossos lábios e nossos corações para que possamos, dignamente, recitar a coroa de vossas alegrias. Nós vo-la oferecemos, para gloriar-vos, para implorar vosso auxílio, em favor das almas do purgatório, pelas necessidades da Igreja e de nosso país para satisfazer em tudo, a justiça divina. Nós nos unimos a todas as intenções do Sagrado Coração de Jesus e do vosso Coração Imaculado.
Dentre as alegrias que Ela viveu, podemos destacar sete, a saber:
Primeira Alegria – Quando recebe o anúncio do anjo Gabriel e a conseqüente Encarnação do Filho de Deus – Lucas 1: 26-33, 38.
Segunda Alegria – Quando visita a Sua prima Santa Isabel – Lucas 1: 39-45
Terceira Alegria – Quando nasce seu filho, o Menino Jesus – Lucas 2: 6-7
Quarta Alegria – Quando os três reis magos prestam adoração ao Menino Jesus – Mateus 2: 1-2, 10-11.
Quinta Alegria – Quando encontra o menino Jesus, que estava no templo – Lucas 2: 41-50
Sexta Alegria – Quando da Ressurreição de Jesus – Marcos 16: 1-7.
Sétima Alegria – Quando da Sua Assunção e Coroação como Rainha do Céu- “Fidei dogma definitur deiparam virginem Mariam corpore et anima fuisse ad caelestem gloriam assumptam” – Papa Pio XII, 1 de novembro de 1950; Acta Apostolicae Sedis, An et Vol XXXXII – Ser II, V. XVII – nº 15 – *Ver também Lucas 1: 46-55 Reze-a com muita fé!!!